“Como assim? Meu filho não chupa dedo, nem nunca chupou bico!”
Às vezes causa surpresa, mas não é só chupeta ou dedo na boca que levam a alterações dentárias.
Os hábitos de postura de lábios, tais como morder constantemente o lábio inferior ou mesmo só mantê-lo atrás dos dentes superiores, podem causar más posições dentárias e até mesmo alterações no formato das arcadas, ou seja, da parte óssea. Outro hábito que pode levar também a alterações nas posições dentárias e arcadas é a posição alterada da língua, interpondo-se entre os dentes.
Mas por que a criança vem a desenvolver esses hábitos?
Alterações no formato e no relacionamento entre as arcadas superior e inferior podem facilitar o aparecimento desses hábitos. Nessa situação, essa interposição da língua ou a alteração na postura de lábios ocorrem simplesmente porque a criança não consegue fechar os lábios passivamente, isto é, sem fazer força. Componentes de ordem psicológica também devem ser avaliados.
A permanência dessa interposição de lábios e língua por longos períodos é capaz de levar os dentes para fora da posição adequada. Para a remoção do hábito de interposição podem ser indicados aparelhos ortodônticos. O acompanhamento por odontopediatra, fonoaudiólogo e psicólogo também pode ser indicado.
2 comentarios
Minha filha está mordendo os lábios, como na foto, tem 1 ano. Já procuramos ajuda de odontopediatra, pediatra, psicólogo, e nada resolver. Ela já está com a boca feia, sorriso gengival, dentes de baixo amassados pra dentro, lábio superior arcado, e o rosto marcado logo acima do queixo (marcas feitas pelos dentes de cima). Não sabemos mais o q fazer…. ela tem 4 anos e meio e ateh os 3 anos tinha um sorriso lindo e o dentes grandes. Hoje já está feio, a gengiva de cima parece q desceu e já aparece mais q os dentes, horrível. O que podemos fazer? Moramos em Brasília.
Bom dia, você está com bons profissionais. Siga este caminho e nessa idade dela o ortodontista poderá entrar também como uma ajuda determinante.
Comentário não permitido.