O Consultório Mônica Barreto oferece para seus pacientes o tratamento com laserterapia de baixa e de alta intensidade, fundamentado em evidências científicas. A Laserterapia é uma Habilitação reconhecida pelo CRO-MG, Conselho Regional de Odontologia,  e utilizada mundialmente.

O laser de baixa intensidade age através da fotobiomodulação celular, sendo indicado no tratamento de lesões decorrentes de estomatite que acontecem na boca da criança, muitas vezes em função da herpes-primária, da doença mão-pé-boca ou mesmo de aftas múltiplas.  O laser é útil também para a melhora do quadro de herpangina, para as crianças com muita sensibilidade na língua geográfica, em casos de trauma de lábio e bochechas em geral, em alguns casos de nascimento de dente de leite ou permanente, enfim, em uma série de situações. Para dentes sensíveis por Hipomineralização ou Hipoplasia o laser de baixa intensidade infra-vermelho, ao lado de outras medidas, é de de grande valia. Portanto o laser atua promovendo a analgesia, a reparação tecidual (fotobiomodulação), redução de edemas, além de exercer efeito anti-inflamatório. A aplicação do laser de baixa intensidade é segura, rápida e indolor.

 Já o laser de alta intensidade é utilizado principalmente em procedimentos cirúrgicos como frenotomia de bebê para resgate/garantia da amamentação ou frenectomia da criança com indicação para melhora na alimentação ou fala. É também utilizado na ulectomia ou ulotomia, na remoção de mucocele e em outras cirurgias. Não provoca sangramento, dispensando na maioria das vezes o ponto ou sutura. A cirurgia é mais rápida e tem um pós-operatório tranquilo, com a cicatrização em menor tempo do que no método convencional. 

Além de ter amplo e variado uso, a incorporação da laserterapia vai ao encontro da conduta Minimamente Invasiva na Odontologia, oferecendo mais conforto, menos dor e resultados mais rápidos e satisfatórios aos pacientes.