O último post afirma que é divertido escovar os dentes. Mas… Será? E se seu filho, nem mesmo com a história mais bem contada, palhaçadas, música, mil invenções de moda… não colabora: choro intenso, birra, protesto, a boca fecha e tudo mais! O que fazer então?
A escovação deve ser feita para o bem da criança. É preciso tomar banho. É preciso trocar de fralda. É preciso trocar de roupa e calçar sapatos. E também é preciso dar tchau para o papai e a mamãe, devolver um brinquedo, aceitar um não. O limite é preciso. E é o que dá segurança para a criança. E hora de escovar os dentes é hora de escovar os dentes.
Estabeleça um horário de rotina, tente vincular a escovação com algo especial, como, por exemplo:
-Vamos escovar os dentes, e depois mamãe vai ler uma historinha.
E mãos à obra: com a escova na mão do papai ou da mamãe, deite a criança no colo e, se necessário, chame outro adulto para segurar as mãozinhas, adequar a posição e ponto final. Os dentes serão escovados.
A criança está gritando? Está chorando? Seja rápido, objetivo, sinta a escova removendo a placa por fora, por dentro, e na área de mastigação. E use, mesmo em cima do choro, as frases: “muito bem, saiu um bichinho”. Ou ainda: “Nossa! Está ficando ótimo!”
Faça com carinho, cante baixinho, tente passar tranquilidade e firmeza. E por fim, mesmo com a situação dramática, tente manter a pose e diga: “Valeu a pena! Nós vencemos o bichinho!” Pois, afinal de contas não há saída. Se o dente ficar sem escovar, a dificuldade do dentista para tratamento poderá ser maior.
Está sem esperanças? Esta cena se repete absolutamente todos os dias? Você pode tentar:
– Apresente à criança livros de motivação para escovação. E leia também fora da hora da escovação.
– Peça para a professora fazer escovação com a turminha. Quando os colegas também escovam, a criança costuma achar legal!
– Teatro dos dentinhos: fantoche de dente e seus amigos escova, pasta de dente e fio dental, e da vilã bactéria.
– Outras dicas nos posts:
Escovar os dentes é divertido I
Escovar os dentes é divertido II
Mas veja bem: esta escovação mais apurada, pode ser feita uma vez por dia. Quanto às outras, deixe que a criança mesma faça, do jeito dela. Ou com a ajuda de um adulto, mas sem tanto “stress”, ou seja, do jeito que for possível. Porque a desorganização da placa de 24 em 24 horas, aliada a uma alimentação controlada, com baixo teor de açúcar e com intervalo de duas a três horas entre cada refeição vai deixar seu filho com dentes saudáveis. Veja os links:
Geração zero-cárie I
Geração zero-cárie II: o açúcar
Geração zero-cárie III: uso inteligente do açúcar
Geração zero-cárie IV: quando levar ao odontopediatra?
E tenha certeza de que a batalha será ganha!