Os dentes de leite são importantes não só para a correta mastigação, mas também para o aprendizado da fala e a clara articulação das palavras.
Os dentes de leite do seu filho começarão a ser substituídos pelos dentes permanentes por volta dos cinco anos de idade.
Mas ele já tem mais de 20 dentes?
Se ele tem mais de 20 dentes, possivelmente os últimos dentes, lá do fundo, os primeiros molares permanentes, nasceram há pouco tempo.. Isto mesmo, nasceram sem que nenhum dente lá de trás tivesse caído.
São os principais dentes permanentes, que devem durar toda a vida. Merecem ser logo examinados pelo odontopediatra para verificar sua posição, formação, tipo de escova necessária para sua higienização e a indicação de selante, material que recobre o dente prevenindo o aparecimento de lesões de cárie.
Nesta fase, a criança ainda não possui habilidade suficiente para fazer uma escovação satisfatória.
Fique ao lado dele ao menos em uma escovação ao dia, incentive e dê orientações. Deixe que ele escove os dentes, mas os re-escove em seguida, mostrando a técnica correta e “caprichando “.
Você também pode servir de exemplo, escovando seus próprios dentes.
A correta e constante higienização desde os primeiros dentes do bebê é o que vai assegurar a saúde dos dentes permanentes!