Nos últimos posts temos relatado a importância do cuidado da dentição e da alimentação para a formação da geração zero-cárie. Aprendemos muita coisa importante, dicas interessantes, porém, uma dúvida permaneceu: quando a criança deve ir ao dentista pela primeira vez?Essa é a pergunta da Ana Beatriz, mãe da Carolina:
Oi Mônica!
Carolina está com 3 anos, nunca foi ao dentista … Já devemos a partir de agora começar com visitas ao dentista, certo? Uma vez a cada ano?
Ana Beatriz
No caso de Carolina, já é hora de levar ao dentista.
Mas as mães que desejarem se orientar até mesmo antes de nascer o bebê, podem procurar o odontopediatra, que já contribuirá em vários aspectos como cuidados da gestante que beneficiarão o bebê, a formação do paladar da criança, quando iniciar a higiene bucal, prevenção da própria mãe quanto à gengivite gravídica que é fator de risco para bebês prematuros, entre outros.
É importante não demorar muito para esta primeira consulta com a criança, pois a prevenção é o melhor caminho e o primeiro dentinho já deverá ser higienizado com a pasta de dente adequada conforme o peso do bebê.
Com o exame e entrevista que o dentista faz, ele avalia se a criança tem algum risco à cárie e com isso sugere a data do retorno. Dentre outros ele observa se há algum dente com início de lesão, se a escovação está boa, a história de cárie da criança e da família, a alimentação, se tem dente por
trocar ou por nascer, etc. E o retorno então é definido.
E este é um ótimo começo para que seu bebê venha a integrar a geração zero-cárie!