manchasEm alguns, o charme está nas manchinhas na pele. Em outros, o charme é da “pinta no dente”.
Falamos já das manchinhas escuras que são removíveis por uma boa limpeza, causadas por uso diário de sulfato ferroso; alimentos corantes e certa bactéria benigna. E também dos tipos de manchas provocadas pela cárie dentária em seus diversos estágios.
Mas… E aquelas manchinhas brancas? São prejudiciais à saúde dos dentes? Como apareceram? Tem jeito de tirar? Podem virar uma cárie?

É muito comum encontrarmos manchas brancas nos dentes de leite. A maioria é de formação e não são prejudiciais à saúde do dente. Porém, é preciso identificar logo se não é um início de cárie, como descrevemos no último post.

Portanto, em dentes de leite, manchas brancas encontradas podem ser:

1) Mancha branca associada à doença cárie

2) Mancha de hipomineralização ou hipoplásica
Esta mancha já nasce com o dente. Decorre da alteração da deposição de minerais no esmalte na época da formação do dente. Em geral relaciona-se a um período de enfermidade da mãe (gestação) ou da criança (antes do dente aparecer na boca, na época da formação da coroa do dente). Esta mancha pode ser não cavitada (hipomineralização). Ou pode ser cavitada (hipoplásica). Em ambos os casos o odontopediatra deve avaliar se há necessidade de intervenção.

3) Mancha da constituição normal do esmalte do dente de leite
É comum observarmos nos dentes de trás umas manchinhas brancas da própria constituição do dente. O dente de leite é fabricado num tempo mais curto que o dente permanente, portanto a deposição dos minerais não é tão organizada. Daí a observação de uma coloração não homogênea em alguns locais.
A diferença entre as diversas manchas é muito sutil. O odontopediatra deve ser sempre consultado para cuidar, especialmente diferenciando as diversas manchas de lesão de cárie ativa.

E então? A mancha branca está presente, mas não é cárie dentária! Ufa! Vamos ter agora que escolher o melhor caminho possível:

– 1) lidar com a mancha como se fosse um problema, um azar!
ou
– 2)falar dela com carinho, enxergando uma história de vida do dentinho. Tem gente que tem cicatriz no braço ou na perna. E tem gente que tem pinta branca no dente! Legal é a gente ter uma marquinha para contar história! E com muito charme.