Voltamos hoje ao assunto da necessidade de aparelhos para crianças.
Em uma situação considerada normal, a arcada dentária de uma criança deve se encaixar como uma caixa e sua tampa.
Imagine que a tampa da caixa seriam os dentes superiores e a caixa propriamente dita seriam os dentes inferiores. Percebe a semelhança com a nossa mordida?
A mordida cruzada anterior, ou seja, aquela que se apresenta na parte da frente da arcada dentária, é uma condição que pode ocorrer nos pequenos e que não deve ser desprezada.Essa alteração ocorre quando há a inversão: dentes inferiores se encaixando por fora dos dentes superiores. Essa situação pode estar associada apenas aos dentes ou pode também envolver os maxilares.
Portanto, é importante a consulta ao ortodontista para o diagnóstico adequado.
Tão logo se possa obter a colaboração da criança na utilização de aparelhos, o que ocorre por volta dos quatro ou cinco anos de idade, deve-se iniciar o tratamento. A demora em procurar ajuda, em alguns casos, levará à necessidade de cirurgia para a correção. Portanto, o ortodontista precisa intervir, o quanto antes, para evitar ou minimizar alterações futuras. A correção ainda na fase de dentes de leite é muito favorável.
Quanto mais cedo tratarmos as mordidas cruzadas anteriores, melhor será o resultado obtido.
Por Maria Dolores
É ortodontista, mestre em odontopediatria e professora de ortodontia do CEO-IPSEMG. Adora sorrisos e é mãe do Pedro, em plena adolescência.
mdoloresfernandes@yahoo.com
2 comentarios
Bem esclarecedora! Estou buscando informações sobre o assunto pois descobri esta semana que minha filha possui esse problema. Muito bom saber que a correção é possível! Vou providenciar o tratamento tão logo consiga.
Que maravilha! Conte comigo!
Comentário não permitido.