“Como tirar o hábito do bico? O tão amado ‘bubu’? É o dia todo a gente falando para nada. O amor ao bico é tão forte! E os dentinhos já estão visivelmente tortos. A dentista já falou várias vezes que já passou da hora de tirar!”
Feitas as necessárias observações de interação psicológica, do momento da criança, pode-se julgar junto aos profissionais de saúde que agora é a hora da remoção. E que a criança poderá ser beneficiada pelo Método de Sugestões Noturnas.
Pois, então! Você conhece o Método de Sugestões Noturnas?
O método tem como objetivo a remoção de hábitos não desejados como usar chupeta, roer as unhas, chupar o dedo, dormir com a mão ou braço debaixo do rosto, ranger os dentes, morder a língua, entre outros tantos.
Esta técnica trabalha o subconsciente, ajudando a criança a ter novos padrões de atitudes. Mas, como tudo, não se recomenda que seja usado em demasia. O objetivo é intervir em hábitos realmente pontuais. Assim que a criança estiver adormecida, o cuidador deve chegar perto da criança e dizer num tom baixo, suave, lento a mesma frase repetidamente. As frases devem ser curtas, simples, de preferência sem a palavra NÃO, falando em primeiro lugar o nome da criança e em seguida o que deve ser corrigido. Use a estratégia por um período de 10 a 20 dias seguidos e sem interrupção. Não tem problema se as falas forem alternadas entre os cuidadores, cada dia um.
Podemos usar uma frase como:
“Gui, mamãe te ama muito e você pode parar de usar a chupeta”.
Você pode adaptar para fazer sentido para a criança: no lugar de “mamãe”, mudar para papai se for ele que falar a frase. No lugar de “bico”, mudar para chupeta ou “bubu”, se necessário. A frase deve ser adequada de acordo com o “mau hábito” que a criança apresenta. Quanto menos se chamar a atenção da criança durante o dia sobre o mau hábito, será melhor. E ao lado disso, antes de iniciar o método, é interessante reduzir o número de bicos que a criança tem, combinando com a criança de usá-lo só para dormir, avançando assim já alguns passos.
Quando bem aplicado, o Método das Sugestões Noturnas corrige o mau hábito. Ainda seguindo a mesma metodologia, no lugar de apenas uma frase, pode-se optar por uma sequência de frases baseada no YesSet, construindo-a de acordo com as habilidades da criança, e repetindo o conjunto todo por três vezes a cada noite. Sempre aplicando por um período de 10 a 20 noites:
“-Gui, você já dá conta de fazer xixi na privada,
-Você já sabe comer sozinho,
-Você já é capaz de dormir sem chupar o bico.”
“-Gui, você sabe dar um pulão,
-Gui, você sabe dar uma cambalhota,
-Gui, você já pode dormir sem o bico.”
“-Gui, você já anda de patinete,
-Você já veste a roupa sozinho,
-Você já dá conta de ficar sem o bico.”
Água mole em pedra dura, tanto bate até que fura. Persistência, metodologia e fé – vale a pena o esforço para tirar este “bubu”!
Leia mais sobre o tema {aqui}
Por Mônica Barreto Odontopediatra e Cláudia Maia psicóloga e hipnoterapeuta