O seu filho precisa de aparelho. Mas qual será melhor, o fixo ou o removível?
Isso nem sempre pode ser uma escolha pessoal. O profissional vai mostrar à família qual o mais indicado para o caso.
A vantagem do aparelho fixo é que ele não dependerá da colaboração da criança no sentido de permanecer com ele o tempo todo na boca, além de realizar movimentos mais precisos.
A desvantagem do aparelho fixo é a dificuldade da higienização.
A vantagem do aparelho removível é a possibilidade de retirá-lo, o que vai facilitar na limpeza do mesmo, na higiene bucal e na alimentação da criança.
A desvantagem do aparelho removível é que a eficácia acaba sendo comprometida, pois a criança se esquece de colocá-lo novamente e perde-o com frequência.
E como manter a higiene bucal para os usuários de aparelho?
Veja abaixo alguns artigos úteis:
:: Escovas ortodônticas: são práticas para aqueles aparelhos fixos tradicionais, com “brackets”. Mas não imprescindíveis:
:: Escova bitufo: para acessar áreas de difícil alcance:
:: Escovas interdentais: entram nos cantinhos mais difíceis:
:: Passa-fio: peça pequena de plástico que serve para se colocar um pedaço de fio dental e permitir que ele entre por baixo dos aros de aparelhos:
:: Fio dental Superfloss: tem o mesmo objetivo do passa-fio. É mais caro, mas mais fácil de usar. Vem em uma caixinha com 50 unidades, com a pontinha plástica como continuação de cada fio para passar por baixo dos aros de aparelhos.
Peça ao ortodontista e também ao odontopediatra de seu filho uma aula prática sobre a higienização, assim que colocar o aparelho. Pois, afinal de contas, o aparelho é um companheiro temporário. E os dentes devem ficar saudáveis para sempre! Boa sorte!